terça-feira, 13 de julho de 2010

Surdo + Língua Portuguesa

A maioria dos surdos é alfabetizado, conhece a língua portuguesa, saber ler e escrever.

A primeira língua (língua natural) dos surdos é a Lingua Brasileira de Sinais (Libras) e a língua portuguesa é sua 2a. língua. Como o  pensamento do surdo organiza-se em função da língua de sinais, mesmo os surdos alfabetizados podem apresentar dificuldades com a língua portuguesa. Libras tem uma gramática diferente da língua portuguesa, o que torna a escrita e compreensão das duas línguas diferenciada.

O surdo pode ter a capacidade intelectual semelhante à do ouvinte, se adquirir e internalizar a língua desde seus primeiros anos de vida. Contudo, se formos considerar a realidade dos surdos, a maioria deles não tem contato com a sua língua natural (língua de sinais) até os primeiros anos da infância e, até mesmo, na adolescência. Meu irmão, por exemplo, aprendeu libras na adolescência. Isto porque a maioria dos surdos é filho de pais ouvintes. Ou seja, eles tem "contato" com a língua dos pais, que, no caso do Brasil, é a língua portuguesa. Percebe-se então que o surdo enfrenta problemas ao adquirir sua língua natural (língua de sinais) e, consequentemente, pode enfrentar problemas maiores para adquirir a sua 2a. língua.

O nível de  dificuldade do aluno surdo com as palavras em língua portuguesa envolvem questões de sua educação e são legítimas e naturais, pois o surdo, em sua grande maioria, não tem domínio ainda de sua 2a. língua, a língua portuguesa.  Isso é o fator chave que dificulta a compreensão, pelos surdos, dos textos em língua portuguesa. Além disso, o surdo está inserido em uma comunidade, em que, a maioria das pessoas são ouvintes e não conhecem a cultura surda. O que novamente colabora para um problema na comunicação entres surdos e ouvintes.

Outros fatores que são causas de problemas de comunicação dos surdos e na sua relação com a língua portuguesa (sua 2a. língua no Brasil) são: fracasso do sistema escolar para surdos, razões e origens; formas diferenciadas e equivocadas na alfabetização tanto de crianças quanto adultos surdos; uso da língua portuguesa na alfabetização de surdos e não da sua primeira língua (LIBRAS); falta de conhecimento de profissionais (professores) que estão envolvidos na educação de surdos; história da educação de surdos; dificuldade em adquirir a 2a. lingua (português) devido ao aprendizado tardio da primeira língua (LIBRAS); diferenças nas estruturas gramaticais da língua de sinais  e a língua portuguesa; idade em que se perdeu a audição; se são filhos de pais ouvintes ou surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

Para escrever um comentário, você tem que:

1) Digitar a mensagem para mim.
É importante você colocar o seu nome e e-mail (se você tiver), no final da mensagem, para eu saber quem você é.

2)Selecionar perfil (=características) em Comentar como.

Se você tem email nos nomes que aparecem, você digita o seu login e senha. Se você não tem, você escolhe no lugar "Selecionar perfil" - "Nome/URL" e digite o seu nome.

Se você tem uma página ou blog, você pode digitar em URL=página. Se você não tem, não precisa digitar nada na URL.

3)E, depois, você clica no botão POSTAR COMENTÁRIO.

Postar é igual colocar. Você vai colocar um comentário no blog. Se você quer ver como vai ficar, você clica no botão VISUALIZAR (=ver).