sábado, 24 de abril de 2010

O surdo e a educação superior: um breve manifesto

Artigo escrito por Luciana Fiúza e Malu - do grupo MAIS, do qual faço parte.

Movimento de Apoio a Inclusào do Surdo na Universidade
http://maisuniversidade.blogspot.com


O surdo e a educação superior: um breve manifesto


Luciana Fiúza de Sousa* e Maria de Lourdes Vieira**
Na década de 80, a recomendação mais comum dada aos pais de crianças diagnosticadas como surdas era que fossem encaminhadas à fonoaudiologia com a indicação expressa de oralização. Essa determinação se dava principalmente no caso de crianças que adquiriam a surdez pós-oralização (depois de terem sido expostas à língua portuguesa por certo período de suas vidas). Médicos costumavam alertar os pais com frases do tipo: “eles se esquecerão de sua língua materna, caso expostos à língua de sinais”. Tal premissa não tem qualquer sustentação científica, visto que a aquisição de uma língua não pressupõe a eliminação da outra, principalmente quando se trata da língua materna, argumentam as professoras Regina Maria de Souza (Unicamp) e Nuria Silvestre (Universidade Autônoma de Barcelona), no livro Educação de surdos, publicado em 2007.

Leiam o artigo completo em:
http://www.ufmg.br/boletim/bol1689/2.shtml
05/04/2010

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Renato Guimarães, sou acadêmico de medicina e estou iniciando minha descoberta do mundo dos surdos! Acabei de criar um blog, com intuitos semelhantes aos seus! Estou seguindo você, pois acredito que nós, que temos objetivos semelhantes, devemos nos unir, e quanto mais informações a gente disponibilizar sobre a cultura surda, mais estaremos combatendo o preconceito!

    ResponderExcluir

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

Para escrever um comentário, você tem que:

1) Digitar a mensagem para mim.
É importante você colocar o seu nome e e-mail (se você tiver), no final da mensagem, para eu saber quem você é.

2)Selecionar perfil (=características) em Comentar como.

Se você tem email nos nomes que aparecem, você digita o seu login e senha. Se você não tem, você escolhe no lugar "Selecionar perfil" - "Nome/URL" e digite o seu nome.

Se você tem uma página ou blog, você pode digitar em URL=página. Se você não tem, não precisa digitar nada na URL.

3)E, depois, você clica no botão POSTAR COMENTÁRIO.

Postar é igual colocar. Você vai colocar um comentário no blog. Se você quer ver como vai ficar, você clica no botão VISUALIZAR (=ver).