segunda-feira, 12 de outubro de 2009

X-LIBRAS: um ambiente virtual para a Língua Brasileira de Sinais

FUSCO, Elvis. X-LIBRAS: um ambiente virtual para a Língua Brasileira de Sinais. Marília, 2004. Dissertação (Mestrado em Computação). Centro Eurípedes de Marília. Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, SP: 2004.

Download da dissertação
Banco de dissertações - Centro Eurípedes de Marília

Resumo

Técnicas de Realidade Virtual estão sendo utilizadas nas mais diversas áreas de pesquisa e de aplicação. Suas tecnologias possibilitam a criação de interfaces avançadas, permitindo uma interação mais natural na visualização de ambientes tridimensionais. Estas técnicas podem ser utilizadas para facilitar o entendimento, por parte de pesquisadores e deficientes auditivos, da estrutura dos sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este trabalho apresenta o projeto e o desenvolvimento do vocabulário X-LIBRAS (LIBRAS Extensível), arquitetura baseada na tecnologia XML para a representação dos sinais da LIBRAS. A partir dessa plataforma, pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias podem utilizar esse mecanismo para a representação e intercâmbio das informações dos sinais da LIBRAS de uma maneira estruturada e auto-descritiva. A fim de validar a arquitetura proposta, foi desenvolvido um Ambiente Virtual utilizando avatares humanóides do padrão H-Anim por meio das tecnologias Extensible 3D (X3D) e Virtual Reality Modeling Language (VRML). Este Ambiente Virtual permite a visualização tridimensional dos sinais LIBRAS, de modo que o usuário possa ter uma visão ampliada e detalhada do sinal. Para deste desenvolvimento, foi proposta uma metodologia de engenharia de software para ambientes virtuais incluindo as fases de especificação, análise, projeto e implementação com o propósito de documentar todas as etapas do projeto.














Fonte: Fusco (2004)



















Fonte: Fusco (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

Para escrever um comentário, você tem que:

1) Digitar a mensagem para mim.
É importante você colocar o seu nome e e-mail (se você tiver), no final da mensagem, para eu saber quem você é.

2)Selecionar perfil (=características) em Comentar como.

Se você tem email nos nomes que aparecem, você digita o seu login e senha. Se você não tem, você escolhe no lugar "Selecionar perfil" - "Nome/URL" e digite o seu nome.

Se você tem uma página ou blog, você pode digitar em URL=página. Se você não tem, não precisa digitar nada na URL.

3)E, depois, você clica no botão POSTAR COMENTÁRIO.

Postar é igual colocar. Você vai colocar um comentário no blog. Se você quer ver como vai ficar, você clica no botão VISUALIZAR (=ver).