terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Legenda para quem não ouve, mas se emociona


Para saber mais sobre a campanha
(notas da imprensa, vídeos, camisas, fotos, download do projeto de lei)
e para colaborar , acesse o site: Legenda Nacional  


Marcelo Pedrosa é surdo e está promovendo a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" a fim de garantir o acesso à produção cultural aos deficientes auditivos por meio da legenda.

O objetivo da campanha é defender a aprovação do Projeto de Lei nº 1.078/2007, do Deputado Federal por Pernambuco Maurício Rands. Com a aprovação dessa proposta, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente.


Leia abaixo o que diz Marcelo Pedrosa:

"A campanha pela legenda em filmes nacionais foi uma idéia minha. Sou portador de deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenho um grande ganho com uso de aparelho. Em 29 de abril deste ano, a minha turma combinou de ir para o CINE-PE - Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir vários filmes nacionais e me senti excluído. Então pensei: "o que eu estou esperando?"

No último dia do CINE-PE (5 de maio de 2004), cerca de cem amigos e familiares foram ao Centro de Convenções de Pernambuco, sede do festival, para apoiar a campanha sobre a necessidade de colocar legenda no filme nacional. Ainda durante o evento, conseguimos o apoio de várias pessoas do cinema, como Cacá Diegues, André Gonçalves e outros. E as adesões continuam.

Meu objetivo é aumentar o número de pessoas conscientes dos direitos dos deficientes e, assim, ter força para lutar por um ideal de igualdade nas atividades de lazer. Existem várias associações preocupadas com a acessibilidade dos deficientes, inclusive procurando patrocínio. É preciso aprofundar a discussão para encontrar a solução mais adequada. É oportuno lembrar a famosa frase: "Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.

Para escrever um comentário, você tem que:

1) Digitar a mensagem para mim.
É importante você colocar o seu nome e e-mail (se você tiver), no final da mensagem, para eu saber quem você é.

2)Selecionar perfil (=características) em Comentar como.

Se você tem email nos nomes que aparecem, você digita o seu login e senha. Se você não tem, você escolhe no lugar "Selecionar perfil" - "Nome/URL" e digite o seu nome.

Se você tem uma página ou blog, você pode digitar em URL=página. Se você não tem, não precisa digitar nada na URL.

3)E, depois, você clica no botão POSTAR COMENTÁRIO.

Postar é igual colocar. Você vai colocar um comentário no blog. Se você quer ver como vai ficar, você clica no botão VISUALIZAR (=ver).