terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Legenda para quem não ouve, mas se emociona


Para saber mais sobre a campanha
(notas da imprensa, vídeos, camisas, fotos, download do projeto de lei)
e para colaborar , acesse o site: Legenda Nacional  


Marcelo Pedrosa é surdo e está promovendo a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" a fim de garantir o acesso à produção cultural aos deficientes auditivos por meio da legenda.

O objetivo da campanha é defender a aprovação do Projeto de Lei nº 1.078/2007, do Deputado Federal por Pernambuco Maurício Rands. Com a aprovação dessa proposta, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente.


Leia abaixo o que diz Marcelo Pedrosa:

"A campanha pela legenda em filmes nacionais foi uma idéia minha. Sou portador de deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenho um grande ganho com uso de aparelho. Em 29 de abril deste ano, a minha turma combinou de ir para o CINE-PE - Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir vários filmes nacionais e me senti excluído. Então pensei: "o que eu estou esperando?"

No último dia do CINE-PE (5 de maio de 2004), cerca de cem amigos e familiares foram ao Centro de Convenções de Pernambuco, sede do festival, para apoiar a campanha sobre a necessidade de colocar legenda no filme nacional. Ainda durante o evento, conseguimos o apoio de várias pessoas do cinema, como Cacá Diegues, André Gonçalves e outros. E as adesões continuam.

Meu objetivo é aumentar o número de pessoas conscientes dos direitos dos deficientes e, assim, ter força para lutar por um ideal de igualdade nas atividades de lazer. Existem várias associações preocupadas com a acessibilidade dos deficientes, inclusive procurando patrocínio. É preciso aprofundar a discussão para encontrar a solução mais adequada. É oportuno lembrar a famosa frase: "Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando".

Curso de Libras - FENEIS-MG

A FENEIS-MG está com matrículas abertas para o curso de Libras, neste próximo semestre de 2011.

Acesse o site: www.feneismg.org.br

domingo, 19 de dezembro de 2010

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Surdo TV Brasil


Surdo TV Brasil é um site de divulgação de notícias e informações publicadas em Libras. Acesse o site: http://www.stvbr.com.br