quarta-feira, 28 de abril de 2010

Programação de Intérpretes - Mostra das Profissões

O MAIS é um Movimento de Apoio a Inclusão dos Surdos na universidade. (http://maisuniversidade.blogspot.com) e quer te ajudar a escolher um curso superior e a entrar na universidade para estudar.

A Mostra de Profissões UFMG pode te ajudar a escolher sua profissão. Ela vai acontecer no Campus Pampulha da UFMG, nos dias 28, 29 e 30 de abril. Os interpretes estarão ajudando no dia 29, quinta-feira.

Acessem a página da (COPEVE), assistam o vídeo e vejam os horários dos intérpretes nas minipalestras.

Cliquem no link abaixo para consultar os horários de palestras com intérpretes, quinta-feira, dia 29/04:

Horário de palestras com intérpretes

IMPORTANTE:
Os intérpretes e pessoas de apoio do MAIS estarão com um crachá vermelho e branco! Basta procurar por nós!

E também tem um passeio de ônibus pelo Campus Pampulha da UFMG (Campus Tour) para que você possa conhecer a UFMG. O Campus Pampulha da UFMG é muito grande, tem que ser de ônibus mesmo.

O passeio de ônibus (Caompus Tour), com intérpretes, será realizado quinta-feira, dia 29/10, nos seguintes horários, com saídas regulares da Praça de Serviços:
  • 09h00
  • 10h30
  • 14h00

Vídeo em Libras sobre Mostras das Profissões da UFMG 2010

Vejam abaixo o vídeo em Libras feito por Anderson Geraldo, integrante do MAIS.

Ele é estudante do Letras/Libras da USP/SP gerenciada pela UFSC e instrutor de Libras do CAS-BH-MG (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação do Estado de Minas Gerais e de Atendimento as Pessoas com Surdez).




VIII Seminário de Comunicação Assistiva: Libras e Braille "Processos de Acessibilidade da pessoa surda e da pessoa cega"

Data: 26, 27 e 28/04/2010
Local: PUCMINAS – Campus Coração Eucarístico – Rua Dom José Gaspar, 500 – BH/MG - Prédio 43, auditório
Horário: de 13h30min às 18h30min
Contatos: 3319-4193 - 3319-4330

Público alvo: alunos do curso, comunidade acadêmica e interessados nas questões da inclusão.
Promoção: Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille – PUCMINAS/BH


PROGRAMAÇÃO


Dia 27/04/2010 (3ª feira) 
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13h30min - Abertura: Pe. Márcio Antônio de Paiva - Diretor do Instituto de Ciências Humanas - ICH; Profa Denise Queiroz Novaes – Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille.

13h45min - Apresentação do Coral do Instituto São Rafael

14h – Palestra: "Comunicação: da subalternidade à identidade plena".
Palestrante: Prof. Alex Garcia – surdocego
Especialista em Educação Especial e Presidente da Agapasm - Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes. Vencedor II Prêmio “Sentidos”. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) Mobility International USA / MIUSA.

"Eu acredito, muito mesmo, que todos nós, com nossas diferenças, na realidade e verdade, somos todos, em essência, obras ‘grandiosas’. Nesta crença, que por certo, se tornou minha religião, as lutas encontram ponto de equilíbrio, e assim, sustentando meu "ser incompleto", sigo adiante."
Alex Garcia

16h – Cofee breake

16h30 – Mesa Redonda: “Processos de Acessibilidade do Surdocego”
Coordenação: Profa Paula Branco de Morais
Participantes: Prof. Palestrante Alex Garcia e Kelly Cristina Maximiano, surdacega, estudante do Ensino Médio na Escola Estadual Três Poderes.

18h30 – Encerramento.


Dia 28/04/2010 (4ª feira)
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13h30min – Apresentação do curta acessível “Lição de Moral” (com áudio descrição) – Vídeo produzido pelos alunos do 2º período do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva: Libras e Braille.

14h – Palestra: "A interpretação em Língua de Sinais no contexto atual da diversidade/diferença"
Palestrante: Prof. Carlos Henrique Rodrigues
Prof. Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora – Prof. de Língua de Sinais Brasileira e Intérprete de Língua de Sinais Brasileira - Língua Portuguesa (Certificado pelo MEC - Prolibras). Doutorando em Linguística Aplicada - FALE/ UFMG (Estudos da Tradução). Mestre em Educação - FaE/ UFMG (Educação e Linguagem) - Especialista em Educação Inclusiva (FJP) – Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NEPED - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora - FACED/ UFJF

16h – Cofee breake
16h30 - Apresentação dos resultados do Projeto de Pesquisa: “Ergonomia dos Intérpretes de Libras” - Fisioterapeuta Nádia Queiroz Jardim Barbosa – Ex aluna da PUC Minas - Pós Graduanda em Ergonomia pela UFMG.

17h – Palestra: “Professor e Surdez: Cruzando Caminhos, produzindo novos olhares”.
Palestrante: Profa Flaviane Reis - Professora Surda da Universidade Federal de Uberlândia - Educação Especial – Libras - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

18h30 – Encerramento.


Dia 29/04/2010 (5ª feira)
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13h30 - Palestra: "Cão Guia: da Grande Ajuda técnica a uma Amizade que não tem preço!”
Edson Batista Junior - Jornalista e cantor, cego, mais conhecido como "Montanha" e o seu cão guia. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo – UFMG. Atuou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de BH e do TJMG; atualmente, na Redação Rádio Câmara, da Câmara dos Deputados, em Brasília, desde 2009.

16h – Cofee breake

16h30 – Mesa redonda: Relato dos intérpretes da PUCMINAS sobre a atuação profissional no processo de acessibilidade dos alunos cegos e alunos surdos da Universidade.
Representantes da área da surdez: Marcelo Wagner de Lima e Souza, Edna Dias Bragança e Wildmark Ferreira Martins.
Representantes da área da cegueira: Gislene de Almeida Dias, Juliano Salomon de Oliveira e Vanessa Cristina Silveiro da Cruz.

18h – Teatro: “O desabrochar da vida” - Ator Surdo Tales Douglas Moreira -
Ator formado pelo Curso de Teatro da PUCMINAS - Aluno do Curso de Letras
PUCMINAS.

18h30 – Encerramento.

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terça-feira, 27 de abril de 2010

Ning Para Surdos

Quero falar um pouco do Ning, para vocês que já fazem parte deste grupo ou que desejam fazer.

O Ning é um ambiente na Web para criar redes sociais, ou seja, criamos um espaço na Internet para compartilhar informações e ter uma espaço em comum para se comunicar sobre os nossos interesses em comum.

A diferença do Ning para Orkut, Facebook é que o Ning tem funções diferentes. Por exemplo: no Ning tem fórum para conversar sobre vários assuntos, blog para publicar informações que os vocês julgarem importantes. É um ambiente mais voltado para uma interação (conversas, comunicação) entre os membros.

A palavra "ning" significa "paz" em chinês .

O Ning Para Surdos (http://parasurdos.ning.com) nasceu no ano de 2009 (não me lembro exatamente quando). Eu criei primeiro o blog Para Surdos (http://parasurdos.blogspot.com) para divulgar informações sobre surdez, libras, educação de surdos etc. Depois criei o Ning Para Surdos para que as pessoas também pudessem se comunicar, compartilhar informações e com isso, pudessemos contribuir para a acessibilidade e inclusão dos surdos.

Todos vocês, que já fazem parte do Ning Para Surdos, se sintam à vontade para publicar mensagens no fórum (quando for alguma discussão sobre algum assunto), no blog para divulgar algo que gostou, em Eventos, para divulgar cursos, seminários, palestras etc, incluir vídeos que tenham relação com a nossa rede Para Surdos, fotos variadas e vamos construíndo o espaço juntos!

Sintam-se à vontade também para convidar outras pessoas para participarem do Ning Para Surdos.

Há também os grupos para que possamos saber mais sobre as pessoas do nosso Ning Para Surdos. Você também pode fazer parte de um grupo que já existe ou criar um novo grupo.

O Ning, por enquanto, é gratuito. A partir do início de maio, o Ning será cobrado. Eu vou avaliar os custos, mas, pretendo continuar com o Ning Para Surdos, sendo gratuito ou pago!

Um grande abraço,
Letícia Capelão.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estudantes surdos dizem que não foram auxiliados por intérpretes durante a prova do Enem 2009

RIO - Erick Fernandes de Almeida Lopes, de 22 anos, é surdo e viu o sonho de entrar para uma universidade ser adiado durante a prova do Enem 2009, aplicada em novembro do ano passado. Segundo o vestibulando, na sala onde fez o exame, o intérprete responsável por tirar dúvidas de tradução do português para Língua Brasileira de Sinais (Libras), agiu apenas como fiscal. O estudante acrescenta que, aos pedidos de auxílio, ele respondia apenas que estavam em prova e que não poderia falar nada.

Leia toda a notícia em Globo - Educação.

domingo, 25 de abril de 2010

Curso de Libras - BH/MG

Confedereção Brasileira de Surdos
Inscrição até 31 de Janeiro de 2010

Os cursos e seus módulos são:

Fev/2010 e Jul/2010 - 3 horas aula (1 vez semana)
Manhã, Tarde e Noite / Sábado - Manhã e Tarde

Básico - 180 horas:
- Introdução - 60 horas
- Básico - 60 horas
- Aprofundamento - 60 horas

Valor da Matrícula: R$30,00
Apostila: R$35,00
Mensalidade: R$75,00

Intermediário - 120 horas:
- Intermediário - 60 horas
- Aprofundamentos - 60 horas

Valor da Matrícula: R$30,00
Apostila: R$ 35,00
Mensalidade: R$ 85,00

Avançado - 120 horas:
- Avançado - 60 horas
- Aprofundamento - 60 horas
BREVE/2010

Endereço:
Av. Amazonas, 687 10º andar – sala 1007 Centro – Belo Horizonte - MG
CEP 30180-000 Telefax: (31) 3212-4506
Mapa

sábado, 24 de abril de 2010

23 de abril - Dia Nacional da Educação de Surdos e da Juventude Surda

Ontem, dia 23 de abril, foi um dia de homenagem à educação dos surdos! Em breve, publicarei algo sobre a educação dos surdos aqui no blog! Se tiverem alguma contribuição, fiquem à vontade para colaborar.

O surdo e a educação superior: um breve manifesto

Artigo escrito por Luciana Fiúza e Malu - do grupo MAIS, do qual faço parte.

Movimento de Apoio a Inclusào do Surdo na Universidade
http://maisuniversidade.blogspot.com


O surdo e a educação superior: um breve manifesto


Luciana Fiúza de Sousa* e Maria de Lourdes Vieira**
Na década de 80, a recomendação mais comum dada aos pais de crianças diagnosticadas como surdas era que fossem encaminhadas à fonoaudiologia com a indicação expressa de oralização. Essa determinação se dava principalmente no caso de crianças que adquiriam a surdez pós-oralização (depois de terem sido expostas à língua portuguesa por certo período de suas vidas). Médicos costumavam alertar os pais com frases do tipo: “eles se esquecerão de sua língua materna, caso expostos à língua de sinais”. Tal premissa não tem qualquer sustentação científica, visto que a aquisição de uma língua não pressupõe a eliminação da outra, principalmente quando se trata da língua materna, argumentam as professoras Regina Maria de Souza (Unicamp) e Nuria Silvestre (Universidade Autônoma de Barcelona), no livro Educação de surdos, publicado em 2007.

Leiam o artigo completo em:
http://www.ufmg.br/boletim/bol1689/2.shtml
05/04/2010