terça-feira, 30 de março de 2010

Mostra de Profissões UFMG-2010

O MAIS é um Movimento de Apoio a Inclusão dos Surdos na universidade. (http://maisuniversidade.blogspot.com) e quer te ajudar a escolher um curso superior e a entrar na universidade para estudar.

A Mostra de Profissões UFMG (http://www.ufmg.br/copeve/mostradasprofissoes) pode te ajudar a escolher sua profissão. Ela vai acontecer no Campus Pampulha da UFMG, nos dias 28, 29 e 30 de abril.

Vamos colocar um vídeo em Libras no site da Mostra da Profissões e aqui no blog para que você possa entender mais sobre a organização da Mostra de Profissões (tem palestras, salas com informações). E também tem um passeio de ônibus pelo Campus Pampulha da UFMG (Campus Tour) para que você possa conhecer a UFMG. O Campus Pampulha da UFMG é muito grande, tem que ser de ônibus mesmo. Vamos pedir um intérprete para ir com vocês no ônibus.

Nós que participamos do MAIS estamos pedindo intérpretes para a Mostra de Profissões e, depois, para o vestibular para que os surdos possam conhecer os cursos, fazer vestibular e estudar na UFMG.

Clique no link abaixo para responder quais cursos você quer conhecer, tem vontade de estudar.


Participação dos Surdos na Mostra de Profissões 2010 - UFMG 


Participe!
É muito importante a sua participação na Mostra de Profissões.

domingo, 21 de março de 2010

MP3 Player para deficientes auditivos

O designer sul-coreano Sungwoo Park desenvolveu um MP3 Player para deficientes auditivos.

O nome do aparelho é Sounzzz.

Ele transforma o som em vibrações e luzes.

Para sentir as vibrações musicais, o surdo pode abraçar o aparelho que parece uma almofada.

O Sounzzz também pode funcionar para sentir os efeitos sonoros de filmes, se for conectado a um notebook.

O aparelho foi criado, mas ainda não está sendo vendido.

Primeira deficiente auditiva a se formar pela UFMS

Entre os formandos do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a história de Maria Izabel Cristaldo Alves, primeira deficiente auditiva a se formar pela UFMS.

Consulte o texto completo em: Anastácio - Notícias

Acessibilidade, surdos e comunicação (continuando..)

Eu encontrei agora em um blog, um texto interessante sobre como se comunicar com pessoas com deficiência. Vou copiar para cá parte do texto sobre os deficientes auditivos.

Fonte: Quando você encontrar uma pessoa com deficiência

"Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, outras não.

Quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque em seu braço levemente.

Quando estiver conversando com uma pessoa surda, fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas não exagere. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar.

Use um tom normal de voz, a não ser que lhe peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta, pois surdos não ouvem som algum.

Fale diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.

Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também atrapalha.

Quando falar com uma pessoa surda, tente ficar num lugar iluminado. Evite ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta ver o seu rosto.

Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas.

Seja expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer.

Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.

Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para compreender o que ela está dizendo, não se acanhe em pedir para que repita. Geralmente, as pessoas surdas não se incomodam de repetir quantas for preciso para que sejam entendidas.

Se for necessário, comunique-se através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante.

Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à pessoa surda, não ao intérprete."